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20 dicas para ter uma ótima noite de sono



Com o intuito de proporcionarem uma “higiene do sono”, essas dicas farão você ter uma vida mais saudável e produtiva também


No passado, o sono era geralmente ignorado pelos profissionais de saúde e cercado de mitos e dúvidas. Agora, estamos começando a compreender a importância dele para a saúde e o bem-estar geral.


Aprendemos, por exemplo, que quando as pessoas dormem menos de 6 horas por noite, há um maior risco de desenvolverem doenças cardiovasculares. Mais uma razão para dormir melhor, certo?


Um sono de qualidade traz muitos benefícios para a saúde do corpo, aumentando a longevidade e geralmente o bom desempenho físico e mental, além da secreção e liberação de hormônios, bem como consolidando a memória. Uma boa noite de sono pode ajudá-lo também a:


  • Manter um peso saudável

  • Reduzir o risco de doenças como diabetes e doenças cardiovasculares

  • Aliviar a pressão

  • Melhorar o humor e as habilidades

  • Melhorar o foco e a concentração


Aqui estão 20 recomendações que você deve seguir para ter uma noite tranquila e uma vida mais saudável e produtiva.


  1. Procure tirar uma soneca de 20 minutos durante o dia

  2. Evite ingerir bebidas alcoólicas, no mínimo, 4 horas antes de dormir

  3. Evite medicamentos sedativos tipo hipnóticos, antialérgicos e anti-histamínicos antes de dormir

  4. Evite dormir de barriga para cima

  5. Evite refeições pesadas antes de dormir

  6. Evite bebidas que contenham cafeína (café, chá e chocolate), no mínimo, 4 horas antes de dormir

  7. Evite fumar, no mínimo, 4 horas antes de dormir

  8. Evite comer no meio da noite

  9. Evite dormir várias noites seguidas e com poucas horas de sono (privação de sono)

  10. Procure realizar atividade física, no mínimo, 1 hora antes de deitar-se

  11. Procure manter horário regular e constante para ir dormir e para acordar

  12. Desligar, no mínimo, 1 hora antes de dormir aparelhos como celulares, televisores, etc.

  13. Anote suas atividades e/ou trabalho para o dia seguinte, evite levar problemas para a cama

  14. Se não dormir em 30 minutos, levante-se e saia da cama

  15. Apague todas as luzes

  16. Saia e exponha seu corpo à luz solar ou luz artificial brilhante ao longo do dia

  17. Procure fazer amor antes de dormir

  18. Procure fazer alongamentos ou exercícios de respiração quando estiver deitado

  19. Tome um banho relaxante 30 minutos antes de dormir

  20. Mantenha o quarto com temperatura agradável


Fonte | Texto por Carlos Uchoa | Fisioterapeuta cardiovascular

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