Buscar

7 sinais comuns que indicam falta de vitamina B no organismo


Você sabia que a falta de vitaminas do complexo B no organismo pode causar diversos sintomas, inclusive afetar gravemente o sistema nervoso e até provocar incapacitação? É por isso que é importante ter uma dieta equilibrada e consumir diariamente todos os grupos alimentares, pois assim é possível obter todas as vitaminas necessárias para o corpo.


O complexo B é composto pelas vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12. E, para entender melhor essa necessidade de consumo diário, as vitaminas do complexo B são hidrossolúveis e, por essa razão, não permanecem armazenadas por longos períodos no organismo, devendo ser ingeridas regularmente.

Abaixo, veja alguns sintomas causados pela falta de vitaminas do complexo B no organismo e cuide-se!


Falta de energia: aquele desânimo ou fadiga pode não ser simplesmente resultado de um dia cheio. A falta de vitaminas do complexo B também interfere na geração de energia, o que faz com que a vontade seja apenas de repousar. Se estiver se sentindo cansado com frequência, lembre-se de consultar um médico, mas não deixe de verificar se você está ingerindo em quantidade adequada as vitaminas B1, B3, B5 e B9.


E não é difícil encontrar essas vitaminas nos alimentos. A vitamina B1, por exemplo, você obtém através de legumes, ovos, leites, carnes, cereais integrais e leguminosas, como grão-de-bico e feijão.


Já a vitamina B3, além dos leites e ovos, é possível adquiri-la por meio de cogumelos, peixes, fígado, cenoura, tomate, frutas secas e alguns tipos de oleaginosas, como castanha-do-pará e amendoim.


No caso da vitamina B5, mais uma vez os leites e ovos são fontes desse nutriente. Além disso, as vísceras também podem ser uma boa fonte de vitamina B5, bem como o gérmen de trigo, o feijão e as ervilhas. Ah, os cogumelos também carregam essa vitamina preciosa!


Por sua vez, a vitamina B9 é encontrada no fígado, no feijão, nas frutas cítricas, nos ovos e nos vegetais verde-escuros, como couve, espinafre e brócolis. Não se esqueça de colocá-los no prato!


Depressão: entre as muitas razões que podem levar ao desenvolvimento de depressão, a carência de vitaminas do complexo B pode ser uma delas. Por isso, caso esteja se sentindo deprimido, em primeiro lugar procure um médico, mas não deixe de verificar também como está a sua alimentação.


As vitaminas mais envolvidas nessa condição são B1, B3, B5 e B12. A vitamina B12 pode ser encontrada em alimentos de origem animal, como a carne, e peixes de águas profundas, como atum, salmão e truta. Leites e derivados, além de ovos, também são boas fontes. Programe-se para colocar esses alimentos no seu dia a dia.


Formigamento nas mãos e pés: você sabia que a carência de determinadas vitaminas do complexo B - mais especificamente as conhecidas como neurotrópicas (B1, B6 e B12) - pode provocar danos aos nervos, levando à neuropatia periférica?


A doença acontece quando há lesão nos nervos periféricos, os responsáveis por levar informações da medula espinhal e do cérebro para o restante do corpo. Quando não tratada a tempo, inclusive, pode provocar incapacitação.


Para entender melhor, as vitaminas B1, B6 e B12 são fundamentais no fornecimento de energia para que o nervo possa funcionar adequadamente. Além disso, elas propiciam um ambiente favorável para que haja uma correta transmissão de impulsos nervosos.

Sem essas vitaminas, portanto, pode acontecer um prejuízo para o escudo de mielina - o responsável por proteger os nervos - que, quando íntegro, também tem papel importante na velocidade em que esses sinais são transmitidos. Portanto, não fique sem ingerir essas vitaminas.


Irritabilidade: uma fúria que surge sem razão aparente, ou um mau-humor que parece não ter fim? Entre outras causas, a irritabilidade pode acontecer por falta de vitaminas do complexo B, mais especificamente B3 e B5. Por isso, lembre-se de manter uma boa ingesta de alimentos fontes desses nutrientes.


Memória ruim: quem se esquece de tudo precisa, sem dúvida, tentar ao menos lembrar de consultar um médico. No entanto, entre outras razões de uma memória prejudicada, a falta de vitamina B1 pode ser um dos fatores.


Dermatite seborreica: a dermatite seborreica também pode acontecer por causa da carência da vitamina B2. A condição é uma inflamação na pele que pode causar descamação e vermelhidão em determinadas partes do rosto, como nos cantos do nariz, couro cabeludo, sobrancelhas e orelhas.


Por isso, coloque alimentos fontes de vitamina B2 no prato: leites, ovos, brócolis, ervilhas, castanhas, nozes, amendoim e abacate. O fígado bovino também é uma fonte rica em vitamina B2.


Unhas e cabelos fracos: quem diria que as vitaminas do complexo B - especialmente a vitamina B7 - também são responsáveis por cabelos e unhas saudáveis. Mais conhecida por biotina, essa vitamina é essencial para manter os fios e unhas fortes e com crescimento adequado.


Além disso, a falta dela pode causar pele seca, portanto não se esqueça de colocar na dieta as principais fontes, que são: amendoim, tomate, ovo (neste caso, a gema), cenoura, alface e couve-flor. O leite, as frutas e a carne vermelha também carregam vitamina B7, e devem ser consumidos regularmente.

Suplementação pode ser necessária

Para quem não consegue consumir a quantidade adequada de vitaminas do complexo B por meio da alimentação - seja por ter uma dieta mais seletiva ou ser vegetariano ou vegano - a suplementação vitamínica pode ser necessária.


Isso porque as vitaminas do complexo B vão ajudar na prevenção de diversas condições de saúde, inclusive naquelas que podem se tornar graves, como a neuropatia periférica.

Portanto, consulte seu médico, faça exames com regularidade e cuide de você com carinho.


Fonte

  • Instagram

Criado orgulhosamente pela Incomum Comunicação

Receba a nossa newsletter