Buscar

A forma como você anda diz muito sobre sua saúde


Andar é a atividade física aeróbica mais comum de todas, pois as exercemos para nos locomovermos de um lugar para outro. A caminhada tem diversos benefícios, como emagrecer, evitar doenças cardíacas e diabetes, fortalecer ossos e músculos, melhorar o equilíbrio e o humor. Porém, estudos mostram que a forma como você anda também pode dizer muito sobre sua saúde.



Uma pesquisa publicada na Mayo Clinic Proceedings comparou dados de cerca de 475 mil pessoas ao longo de sete anos. Foram analisados ritmo de caminhada, IMC, circunferência da cintura e percentual de gordura corporal.

O ritmo da caminhada (dividido entre lento, médio e rápido) foi o aspecto mais alinhado à previsão de expectativa de vida dos indivíduos. O ritmo lento foi associado a uma expectativa mais curta.


O estudo concluiu que uma mulher que anda lentamente pode viver entre 72 e 85 anos; enquanto uma mulher que caminha rápido pode viver até 88 anos. Entre o sexo masculino, os homens que têm passos mais lentos vivem entre 65 e 81 anos; já os caminhantes mais velozes, entre 85 e 81 anos.


Saúde do coração


Além de aumentar a expectativa de vida, o ritmo da sua caminhada pode ser um alerta sobre a saúde do seu coração. Publicado no British Journal of Sports Medicine, um estudo verificou que caminhantes em ritmo médio (cerca de 1,6 km em 20 minutos) tem 20% menos chances de mortalidade do que caminhantes lentos. Os pesquisadores associam a velocidade da caminhada à saúde cardiovascular.

Ser capaz de andar em um ritmo mais rápido indica que seu corpo está funcionando corretamente. Afinal, para manter uma velocidade mais alta, é preciso que a musculatura do seu corpo esteja fortificada, além de ter um melhor equilíbrio e resistência. Tudo isso indica uma melhor saúde cardiovascular, prevenindo riscos de infartos - que podem levar à morte.


Cálculo de velocidade da caminhada


Se você chegou até aqui, provavelmente quer saber a velocidade dos seus passos. Então, faça o seguinte exercício, de acordo com cientistas:

  • Ande naturalmente por um corredor ou calçada

  • Conte o número de passos que você dá em 10 segundos

  • Multiplique este número por seis para descobrir quantos passos você faz em um minuto

As pesquisas apontam que pessoas com menos de 60 anos podem ser consideradas saudáveis se dão mais que 100 passos por minuto.


Atenção!


Há cientistas que apontam que o cálculo pode ser falho em alguns casos, como a pacientes com câncer. Isso porque a velocidade de caminhada muda em quem sofre desta condição, pois estão perdendo a função a saúde no geral. Assim, mesmo que sejam caminhantes rápidos, a saúde ainda estará debilitada.

Alguns apontam também que ter uma velocidade de caminhada lenta não significa estritamente que você está fora de forma; mas, sim, que é uma boa ideia avaliar seu ritmo para que você possa se motivar a praticar mais exercícios.

Fonte

0 comentário