Buscar

Confira dicas para evitar a intoxicação alimentar neste fim de ano

Muito comum no verão, o problema pode ser evitado ao redobrar a atenção com a higiene e o manuseio dos alimentos


Certamente você conhece alguém que já teve uma intoxicação alimentar ou até mesmo você já passou por isso, acertei? Com a chegada do verão e o aumento da temperatura, as intoxicações alimentares ocorrem com maior frequência.

Mas não é coincidência que esse problema aconteça com uma frequência maior nessa estação. Isso acontece porque o aumento da temperatura pode facilitar a contaminação dos alimentos com bactérias e vírus, sendo a salmonelose e o rotavírus os mais comuns.

E é exatamente nesse período que vai de dezembro a fevereiro que você deve ficar mais atento, pois é quando há um maior número de notificações das Gecas, as gastroenterocolites agudas, por isso, devemos ter bastante atenção no manuseio, preparo e conservação dos alimentos.

Os principais sintomas do problema são dor abdominal, cólicas, gases, distensão abdominal, náuseas, vômitos e diarreia. Geralmente o quadro dura entre 3 e 7 dias.

Para te ajudar a chegar mais preparado para o verão e diminuir as chances de ter uma intoxicação alimentar, separei algumas dicas importantes pra você seguir:

  • Cuidado com a higiene pessoal, o manuseio e preparo dos alimentos;

  • Fique atento à alteração de odor e ao sabor de alimentos;

  • Evite alimentos crus e mal cozidos;

  • Evite alimentos à base de molho ou maionese;

  • Fique atento ao tempo que os alimentos passam fora da geladeira.

E claro, vale destacar que essas dicas devem ser seguidas em casa, mas também devem ser lembradas quando se está fora, por exemplo, durante as viagens em família, muito comuns nessa época do ano. Destinos como a praia costumam ter como parte do passeio se alimentar em quiosques que, muitas vezes, não seguem esses cuidados básicos e podem colocar a sua saúde em risco. Fique atento!

Texto por Gustavo Patury | Cirurgião do Aparelho Digestivo

FONTE:

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo