Dor de cabeça pode ser um problema sério? Saiba quando é necessário ir ao médico

Apesar de "simples", a dor de cabeça pode esconder doenças sérias e exigir exames apropriados

Considerado um sintoma cotidiano, a dor de cabeça muitas vezes não gera preocupação em quem sente e é muito relacionada ao estresse ou fatores externos como luminosidade e poluição sonora. Existem dores, porém, que podem mascarar outras doenças e exigem cuidados mais sérios e uma visita ao médico.

De acordo com a neurocirurgiã Diana Santana, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, “a dor de cabeça é preocupante quando não melhora com o uso de analgésicos e principalmente quando chega diferente do padrão habitual”. Ou seja, quando a intensidade ou local do dor são estranhos ao paciente .

A profissional de saúde também lista, entre os pontos que merecem cuidado, momentos em que a dor “surge intensa e de repente ou vem acompanhada de sintomas como alterações visuais, de força e de sensibilidade, convulsões, febre alta, perda de peso, vômito e rigidez de nuca, desmaio e confusão mental".

O que pode estar relacionado à dor de cabeça?

Em geral, a cefaleia - comumente chamada de dor de cabeça - pode ser primária ou secundária. No primeiro caso, ela é causada por fatores como períodos de jejum, alterações na face (extração de um dente, por exemplo) ou consumo excessivo de álcool.

Já a cefaleia secundária tem causas mais complicadas e pede atenção dobrada. "Frequentemente ela pode acontecer em casos de infecções, doenças sistêmicas, alterações das estruturas faciais e cervicais, transtornos psiquiátricos , dentre outros muitos fatores" explica.

Apesar dos riscos, Diana reforça que “antes de entrar em pânico, é importante investigar a raiz da dor”, o que só pode ser feito com o auxílio de um profissional e exames apropriados.

Para o diagnóstico, deve-se buscar um médico que "além de avaliar as características relatadas pelo paciente, fará um exame neurológico e, se necessário, também solicitará outros exames para orientar sobre o tratamento ideal".

Dicas para aliviar a dor de cabeça

Quando a dor já é “conhecida” e não oferece preocupação, porém, ela não deixa de ser um incômodo. Nesses casos, existem algumas orientações simples que podem ajudar a aliviar o desconforto.

1. Evite fatores desencadeantes de dor

Longos períodos de privação de sono, excesso ou falta de alimentação (jejuns), estresse, abuso de cafeína e abuso de álcool são exemplos de fatores que podem desencadear a dor. Esteja atento a eles e observe se são a razão do seu problema.

2. Reduza o consumo de doces

O chocolate é um alimento que pode desencadear dores de cabeça, assim como alimentos que contém muito açúcar e gordura. Observe e reduza o consumo quando a dor aparecer.

3. Diminua a luz e o som ao redor

Se estiver tratando uma dor de cabeça, escolha deitar-se em um local sem muita iluminação, que seja fresco e livre de barulho.

4. Faça alguma atividade física

Ao contrário do que podemos pensar, a  atividade física é um fator de alívio importante para a dor de cabeça . A neurocirurgiã recomenda alongamento, meditação e acupuntura, que aliviam muito os fatores desencadeantes da dor de cabeça e a própria dor em si.