Buscar

Mães vacinadas têm anticorpos de COVID-19 no leite materno


Foto Getty Imagens


Um novo estudo realizado por pesquisadores de Portland descobriu que mães vacinadas contra o COVID-19 desenvolveram anticorpos no leite materno capazes de proteger os bebês por meio da amamentação. O estudo foi publicado no Providence Portland Medical Center.


Foram analisadas seis mulheres lactantes que planejavam receber as duas doses da vacina Pfizer ou Moderna entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021. O estudo identificou níveis significativamente elevados de anticorpos no leite materno das participantes. Isso aconteceu sete dias após a primeira dose da vacina ser aplicada.

De acordo com a Providence, o estudo sugere que os bebês podem ser protegidos da COVID-19 quando amamentados por mães que foram vacinadas. "Não sabemos quanto tempo os anticorpos permanecerão nas mães ou nos bebês. Há mais para aprender", completa o cientista e pesquisador da Providence, Jason Baird.


Os pesquisadores envolvidos no estudo planejam continuar estudando a resposta imunológica após a vacinação materna.


Amamentação e COVID-19


Nos casos confirmados de infecção pela SARS-CoV-2 em lactantes, a amamentação deve ser mantida, visto que nada comprova que a COVID-19 possa ser transmitida através do leite materno. Esse consenso na comunidade médica leva em conta que os benefícios do aleitamento materno superam em muito os riscos da COVID-19.


Fonte

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo