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Pilates auxilia no controle das emoções durante a quarentena





Viagens canceladas, home office, isolamento social. Tudo isso se tornou uma realidade nos últimos meses - período em que o Brasil e o restante do mundo vêm enfrentando a pandemia do novo coronavírus.


Com as atualizações constantes que estão inundando os meios de comunicação, é fácil sentir-se sobrecarregado, ansioso e até um pouco assustado. E como muitas pessoas têm sido orientadas a trabalhar de casa, sentimentos de solidão também se intensificam.

No entanto, embora seja normal sentir-se impotente durante esse período, há muitas coisas que você pode fazer para continuar cuidando da sua saúde física e, principalmente, da sua saúde mental. Uma delas é o exercício físico.


Dentre várias opções de atividades que podemos praticar neste momento, está o pilates- conjunto de exercícios focados no controle dos movimentos do corpo, concentrado na distribuição de força do assoalho pélvico, estômago e músculos das costas.


Pilates para combater a ansiedade

Particularmente útil para quando você passa mais tempo em casa e sentado ou deitado por longos períodos de tempo, este método pode fortalecer os músculos rapidamente e conferir uma sensação de bem-estar. Praticar pilates de forma regular traz inúmeros benefícios, entre eles:

  • Treina todo o corpo

  • É adaptável a muitos níveis e necessidades de condicionamento físico

  • Aumenta a flexibilidade

  • Melhora a postura

  • Aumenta a energia do corpo

  • Promove perda de peso e melhora a autoestima

  • Aumenta a consciência e a conexão entre corpo e mente

  • Diminui a tensão e a fadiga

  • Desacelera os processos degenerativos e de envelhecimento

  • Mantém a mente alerta e revitaliza o corpo

Assim, a prática dessa atividade ainda contribui para prevenir e combater o estresse e a ansiedade. Além disso, diminui a produção desordenada de hormônios prejudiciais e ajuda na síntese de neurotransmissores benéficos, como a endorfina, que traz sensação de bem-estar.


Essa junção de ações acaba por reduzir os sintomas físicos e emocionais causados pelo momento tenso pelo qual passamos. A concentração exigida durante a prática é outro motivo para afastar os problemas da mente e diminuir o estresse.


Exercícios de pilates em casa

Apesar das academias e estúdios de pilates estarem fechados neste momento, é possível encontrar videoaulas gratuitas na internet e começar a praticar essa atividade em casa.


Fonte


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