Buscar

TRIGLICÉRIDES: CONHEÇA OS 5 RISCOS


Eles são importantes para o organismo, mas, quando estão em excesso na circulação podem causar problemas



Essas moléculas, que também são conhecidas como triglicerídeos, são formados por gorduras provenientes da alimentação ou produzidas pelo fígado. Elas são uma das nossas principais formas de armazenamento de energia, especialmente para os músculos. De acordo com o Dr. Marcelo Cantarelli, cardiologista e diretor do Grupo Angiocardio, quando os triglicérides estão presentes no sangue em quantidades acima do ideal – até 150 mg/dl – são uma ameaça para o corpo. Conheça alguns dos males que eles podem provocar.

1 – Elevação do risco de doença cardíaca

Os triglicérides em abundância favorecem o surgimento de radicais livres e de processos inflamatórios. Além disso, estimulam a fabricação de VLDL, um tipo de colesterol ruim, no fígado e quilomícrons no intestino, substâncias que contribuem diretamente para o entupimento das artérias.

2 – Pancreatite aguda

“As partículas que carregam os triglicérides através da corrente sanguínea são grandes e, quando estão presentes em excesso, podem obstruir os dutos do pâncreas” explica o Dr. Hélio Castello, cardiologista e diretor do Grupo Angiocardio.

3 – Esteatose hepática

A grande quantidade de triglicérides também está ligada ao acúmulo de gordura no fígado, o que pode causar um processo de inflamação que pode evoluir para cirrose.

4 – Diabete tipo 2

“Os ácidos graxos que formam os triglicérides prejudicam a ação da insulina, o hormônio que permite a entrada do açúcar nas células, fazendo com que a glicemia dispare” ressalta o cardiologista Dr. Marcelo Cantarelli.

5 – Câncer

Um estudo realizado na Universidade Duke, nos Estados Unidos, apontou uma relação entre altos níveis de triglicérides e colesterol e maior risco de tumores de próstata.


FONTE:

0 comentário